Buscar

Logotipo não é identidade visual – Entenda o porquê

A identidade visual é um conjunto de símbolos e elementos gráficos que representam os valores de uma empresa ou um produto. Já o logotipo é um dos elementos que compõem a identidade visual.




O que é identidade visual?


Identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que objetivam comunicar ao público a ideia, os valores, o propósito e a missão de uma empresa, produto ou serviço. Alguns elementos da identidade visual são: nome, logotipo, slogan, cores, tipografia, embalagens e outras peças de divulgação.




Por que ter uma identidade visual?


Temos sido bombardeados com milhares de informações diariamente. Dessa forma, a maneira mais efetiva de destacar e/ou promover a sua empresa, produto ou serviço é por meio de uma identidade visual que transmita valores e “fixe” na mente do cliente ou consumidor.



Como desenvolver uma identidade visual? Conheça as etapas utilizadas pela Trama Studio Design


Utilizamos uma metodologia de desenvolvimento de projeto conhecida como design thinking, a qual objetiva otimizar os resultados por meio que quatro macroetapas:


PESQUISAR – DEFINIR – DESENVOLVER – PROTOTIPAR


Todas as etapas são desenvolvidas a partir da relação com o cliente, o qual transmite os valores e propósitos que serão integrados à identidade visual da empresa, produto ou serviço.



Etapas do desenvolvimento de uma identidade visual:


Pesquisar: esta etapa envolve a realização de entrevistas e reuniões com o cliente com o objetivo de compreender sua história, propósitos, valores e necessidades. É importante compreender em que mercado está inserido, analisar concorrentes, identificar o público-alvo e os benchmarks (empresas que são referência e que utilizam as melhores práticas do mercado).


Definir: nesta etapa é realizada uma análise e síntese de todo o conteúdo oriundo da pesquisa. O resultado é apresentado ao cliente para que sejam tomadas decisões e construído um briefing, o qual é fundamental para o início do desenvolvimento. A criação de moodboards (quadros inspiracionais) contribuem para a elaboração do briefing.


Desenvolver: nesta etapa são desenvolvidas alternativas a partir de todo o conhecimento decorrente das pesquisas e definições com o cliente. São realizados testes de logotipo, slogan, emblema, brasão, decodificador, tipografia, paleta de cores, psicologia das cores, gráficos auxiliares, estética fotográfica e arquétipo da marca.


Prototipar: esta etapa envolve a elaboração de protótipos, testes e aplicações dos elementos da identidade visual. Os resultados são apresentados ao cliente para demonstrar as diferentes possibilidades de aplicação. Em seguida, são realizados ajustes até que seja alcançado o resultado estético e estratégico esperado.


O que é entregue ao cliente?


Na conclusão do trabalho, além da identidade visual e dos seus elementos, é entregue ao cliente o Manual de Identidade Visual Corporativa ou Manual de Marca. Trata-se de um documento técnico que contém recomendações, especificações e normas essenciais para a utilização de determinada identidade visual com o objetivo de preservar suas propriedades visuais e facilitar a correta utilização, reprodução, identificação e memorização.



#tramastudiodesign #createandconstroy #tramanews #identidadevisual #designgrafico

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo